Audiodescrição

O que é Audiodescrição?

A Audiodescrição envolve a acessibilidade das imagens visuais de teatro, televisão, filmes e outras formas de arte para pessoas cegas, deficientes visuais ou deficientes visuais. É um serviço de narração (fornecido sem custo adicional para o patrono) que tenta descrever o que a pessoa com visão toma como garantida – aquelas imagens que uma pessoa cega ou com deficiência visual anteriormente só podia experimentar através dos apartes sussurrados de um cético companheiro.

Nos teatros, nos museus e acompanhando as apresentações de televisão, cinema e vídeo, Audiodescrição é um comentário e narração que orienta o ouvinte através da apresentação com descrições concisas e objetivas de novas cenas, cenários, figurinos, linguagem corporal e “sight gags”. “tudo escorregou entre trechos de diálogos ou músicas.

Audiodescrição

Narração adicionada à trilha sonora para descrever detalhes visuais importantes que não podem ser entendidos apenas pela trilha sonora principal.

A audiodescrição é um meio de informar pessoas cegas ou com baixa visão sobre conteúdo visual essencial para a compreensão. A audiodescrição do vídeo fornece informações sobre ações, caracteres, mudanças de cena, texto na tela e outros conteúdos visuais. A descrição de áudio complementa a faixa de áudio regular de um programa. Geralmente, a audiodescrição é adicionada durante as pausas existentes no diálogo. A descrição de áudio também é chamada de “descrição do vídeo” e “narração descritiva”.

Como recebo a audiodescrição?

Duas pessoas cegas ouvindo a audiodescrição através de fones de ouvido. Nos cinemas e locais semelhantes, o usuário ouve a descrição de áudio por meio de um pequeno fone de ouvido ou fones de ouvido conectados a um minúsculo receptor.

Para performances ao vivo, um especialista em áudio treinado transmite as descrições de outras partes do teatro, muitas vezes usando um microfone de máscara do estenógrafo da corte (foto à direita, descritor segurando o microfone da máscara à boca).

Para filmes, a descrição geralmente foi pré-gravada e sincronizada com a trilha sonora do filme (embora às vezes isso seja feito ao vivo).

Para a televisão, a audiodescrição é denominada descrição de vídeo nos EUA e foi historicamente transmitida ao usuário através do Segundo Programa de Áudio ou canal SAP em sua TV ou VCR, que deve ser capaz de receber sinais SAP.

A maioria dos televisores e videocassetes fabricados desde o início dos anos 90 está equipada para receber o SAP, que geralmente é ativado através do botão MENU no controle remoto. No entanto, com a transição da TV analógica para a digital, as coisas estão mudando. Consulte Acessando a descrição de áudio na sua TV.

Para vídeos distribuídos em DVD, a descrição de áudio, quando disponível, é acessada através do menu de DVD do filme como uma característica especial do menu Idiomas. A faixa geralmente pode ser localizada simplesmente pressionando repetidamente o botão Áudio no controle remoto.

Algumas bibliotecas distribuem DVDs ou fitas VHS de filmes antigos com descrição de áudio adicionada. Tais mídias também estão disponíveis para compra em alguns lugares. Veja os links na parte inferior dos filmes descritos por áudio.

Símbolos de Audiodescrição

audiodescrição

Você pode baixar os seguintes símbolos de descrição de áudio para seu próprio uso clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção de download apropriada (como “Salvar imagem como …”). Com a exceção do último, eles são todos de 100 por 100 pixels.

Descrição de Áudio – Organizações

Hoje, muitas grandes cidades têm organizações com descritores de áudio treinados que oferecem seus serviços gratuitamente ou pagam a grupos de teatro locais e outros. A maioria das organizações é configurada como sem fins lucrativos.

Há também organizações profissionais de descrição de áudio (como o WBGH Media Group) que fazem a descrição principalmente para filmes. Você pode encontrar os dois tipos de organizações listadas em nossa página da Web dos Serviços de AD.

Como eu me torno um Audiodescritor 

Primeiro, você precisa descobrir se existe uma organização local que treine e use os audiodescritores.

Se eles oferecem treinamento, você provavelmente terá que “passar” uma audição. Eles vão querer saber como é a sua voz de leitura. Você tem um forte sotaque? Você enuncia bem? Você tropeça ou gagueja? Quão bom é o seu domínio do inglês (ou do seu idioma local) e do seu vocabulário?

Lembre-se: a voz de um apresentador de áudio nunca deve se distrair do desempenho descrito, de modo que a organização estará procurando pessoas com vozes agradáveis ​​e bom domínio do idioma.

curso de audiodescrição

Nota: para a produção profissional de descrição em mídia, o audiodescritor escreve o script AD, enquanto um profissional de voice-over normalmente o expressa; assim, a questão das características da voz de um descritor pode não ser relevante.

E, a propósito, a regra fundamental da audiodescrição é: “Diga o que você vê”. Este não é um trabalho onde os seus anúncios ou a sua interpretação do que você vê é apropriado!

Aqui no Brasil temos um Curso de Audiodescrição Online. Com as professoras Profª Drª Ana Julia Perrotti-Garcia e  Profª Mst. Luciane Molina.

Temos 4 Modalidades:

  • Curso com as Diretrizes para Elaboração de Roteiros
  • Curso Aplicado ao Contexto Educacional
  • Curso Aplicado ao Contexto Cultural
  • E o Curso Completo com os Princípios, Técnicas, Roteiros e Aplicações em Contextos Educacionais e Culturais

Conheça agora o conteúdo que te espera nos cursos:  https://cursoaudiodescricao.com.br/